21 de jun. de 2017

O impacto dos influenciadores



Kefera Buchmann, 24 anos, é atriz, youtuber, dubladora, apresentadora, escritora e cantora brasileira. A youtuber sempre sonhou em fazer um filme, por isso cursou teatro quando mais nova e criou um canal no YouTube para realizar este sonho. Há cinco anos, este sonho estava distante, porém, em 2016, virou protagonista do filme É Fada!

Este é apenas um dos vários exemplos que temos para mostrar como os influenciadores digitais impactam na vida fora da internet. Porque são pessoas comuns que mostram para pessoas comuns coisas que elas gostariam de viver, porém, por algum motivo, não vivem. É desta forma que funciona o mundo dos influenciadores.

Segundo Pierre Bourdie, o influenciador consegue construir prestígio e destaque num campo quando a gente acumula capital simbólico, que é um capital que relaciona-se ao prestígio, destaque. Desta forma, podemos dizer que o influenciador digital tem destaque entre as outras pessoas e começa a impactá-las de forma positiva.

É a partir da opinião de um blogueiro que o seguidor passa a consumir produtos de determinada marca. É a partir da opinião do influenciador que o seguidor passa a frequentar lojas e lugares determinados. É a partir da opinião do youtuber que o seguidor começa a ler certos livros e artigos. Todo o impacto dos influenciadores digitais surgem a partir da sua opinião.

Para Issaaf Karawahi, o influenciador digital se assemelha a celebridade, por causa da sua forma de comunicar com o público que o segue. Além disso, a jornalista também legitima o influenciador digital como uma nova profissão. "A minha pesquisa de doutorado busca entender como é que se deu a profissionalização da blogosfera de moda no Brasil. Se eu estou investigando a profissionalização de um campo, eu quero dizer que esse campo eclodiu num novo perfil profissional. Então, eu assumo, como pesquisadora de comunicação digital, que as blogueiras de moda são um novo perfil profissional na comunicação", afirma a jornalista.

O impacto dos influenciadores tornou-se tão grande que, além de impactar a vida de milhares de pessoas, os produtores de conteúdo na internet estão transformando isso como uma profissão. O influenciador digital é buscado por empresas grandes para fazer trabalhos em suas plataformas e também está criando cada vez mais legitimidade atualmente.

0 comentários:

Postar um comentário